Para que serve o Checkout de PPC?
Com o checkout PPC é possível ter uma visão real por meio de uma leitura gerencial simples e objetiva da gestão da obra. Você consegue controlar seus indicadores de PPC, produção, produtividade e perdas de cada um dos seus encarregados. São inúmera as suas aplicações proporcionando assim uma interatividade na análise dos dados. É possível visualizar as ocorrências que aconteceram no subperíodo e emitir um relatório de ocorrências em aberto.
Quais informações posso encontrar?
O desempenho de cada líder, supervisor e encarregado do subperíodo, tal como os indicadores de PPC, produção, produtividade e perdas de cada programação do subperíodo, e de modo geral do subperíodo.
Como acessar o Checkout de PPC?
1º Passo: Acesse o caminho: Programação de trabalho > Checkout de PPC.
Passo 1.1: Selecione a obra.
Ex: Caminho do Sol.
Passo 1.2: Selecione o Subperíodo.
Ex: Semana 01.
Passo 1.3: Selecione o gerente de produção. Você pode selecionar 1 ou mais gerentes.
Ex: Licya Karine Taveira Lucena.
Passo 1.4: Selecione o turno.
Ex: Diurno, noturno, extra ou os três.
Passo 1.5: Selecione o engenheiro/líder. Você pode selecionar 1 ou mais líderes.
Ex: Licya Karine Taveira Lucena.
Passo 1.6: Selecione o supervisor. Você pode selecionar 1 ou mais supervisores.
Ex: Thullio Brito.
Passo 1.7: Selecione o encarregado. Você pode selecionar 1 ou mais encarregados.
Ex: Alex Junior.
Passo 1.8: Selecione os indicadores de desempenho que deseja visualizar.
Ex: PPC, produção, produtividade -MO, produtividade – equipamento, perdas -MO, perdas -equipamento.
2º Passo: Clique em pesquisar para que os dados do checkout sejam exibidos.
Nota 2.1: O checkout exibirá os indicadores com cores específicas de acordo com o desempenho dos colaboradores nos dias que compreende o subperíodo determinado.
São 5 indicadores de desempenho: O PPC, a produção, a produtividade de mão de obra e equipamento e as perdas.
PPC: Se o ppc estiver acima ou igual a 100 a coloração correspondente ao realizado do dia do subperíodo será verde. Caso esteja entre 85 e 100, a coloração será amarela. Abaixo de 85 a coloração será vermelha. Vale ressaltar que, essa informação é atribuída ao PPC normal. No PPC de excelência, valores inferiores a 100% estarão na cor vermelha e valores igual a 100% estarão na cor verde.
Ex: O encarregado Alex estava vinculado a duas tarefas. O PPC de ambas é 100% e 100%. Logo, o PPC geral é 100% (100%+100%/2). Dessa forma, o card ficará com a cor verde.
PRODUÇÃO: Se a produção estiver acima ou igual a 100 a coloração correspondente ao realizado do dia do subperíodo será verde. Caso esteja entre 90 e 100, a coloração será amarela. Abaixo de 90 a coloração será vermelha.
Ex: O acumulado realizado da semana foi 230 m². E o acumulado planejado foi 250m². Logo, a produção final é 92,00%. Dessa forma, o card ficará com a cor amarela.
PRODUTIVIDADE - MO: Se a produtividade estiver entre 0% e 100% a coloração correspondente ao realizado do dia do subperíodo será verde. Caso esteja entre 100% e 110%, a coloração será amarela. Acima de 110% a coloração será vermelha. Para a mão de obra, quanto maior a aderência, pior.
Ex: Em um subperíodo qualquer foi planejado utilizar 1 homem/h para cada unidade da tarefa que será executada. Estima-se que uma equipe executou 25 m² de revestimento cerâmico. Nessa equipe, detinham 5 homens que trabalharam por 8 horas. Logo, o total de horas é 40 hh (5*8). Dessa forma, a produtividade é igual ao total de homem/h dividido pela produção, que resulta em 1,60 (40/25) de produtividade real. A aderência de produtividade é igual a produtividade real (1,60) dividido pela produtividade planejada (1), multiplicado por 100. O resultado é 160%. Infere-se, portanto, que não teve eficiência de mão de obra, pois estava previsto utilizar apenas 1 hh e utilizaram 1,60. Dessa forma, o card ficará com a cor vermelha.
PRODUTIVIDADE - Eqto: Se a produtividade estiver acima ou igual a 100% a coloração correspondente ao realizado do dia do subperíodo será verde. Caso esteja entre 90% e 100%, a coloração será amarela. Inferior a 90% a coloração será vermelha. Para o equipamento quanto maior a aderência, melhor.
Ex: Em um subperíodo qualquer foi planejado utilizar 1 equipamento/h para cada unidade da tarefa que será executada. Estima-se que uma equipe executou 25 m² de revestimento cerâmico. Nessa equipe, detinham 5 equipamentos que funcionaram por 8 horas. Logo, o total de horas é 40 hh (5*8). Dessa forma, a produtividade é igual a produção dividida pelo total de equipamento/h, que resulta em 0,63 (25/40) de produtividade real. A aderência de produtividade é igual a produtividade real (0,63) dividido pela produtividade planejada (1), multiplicado por 100. O resultado é 63%. Infere-se, portanto, que não teve eficiência de equipamento, pois deveria ser maior que o orçado. Dessa forma, o card ficará com a cor vermelha.
PERDAS: Se a perda for 0 a coloração correspondente ao dia do subperíodo será verde. Caso esteja entre 0 e 10, a coloração será amarela. Acima de 10 a coloração será vermelha. A perda final é igual ao acumulado realizado da semana, dividido pelo acumulado realizado de Homem_hora da semana.
Ex: O acumulado realizado da semana foi 6h. E o acumulado realizado de homem_hora foi 45 Hh. Logo, a perda final é 13,33%. Dessa forma, o card ficará com a cor vermelha.
Nota 2.2: O percentual de desempenho do líder, com base na atuação dos supervisores e encarregados durante o subperíodo.
Ex: A líder Licya Karine, teve um percentual de 67,74%, uma vez que, o supervisor teve um acumulado semanal de 67,74%.
Nota 2.3: O percentual de desempenho do supervisor, com base na atuação do encarregado durante o subperíodo.
Ex: O supervisor Thullio, teve um percentual de 67,74%, uma vez que, seu encarregado teve um acumulado semanal de 67,74%.
Nota 2.4: Descrição do nome do encarregado.
Obs: Quando o supervisor é responsável por vários encarregados, os três com melhor desempenho no subperíodo recebem uma medalha (ouro, prata e bronze). A medalha trata-se da colocação que o encarregado ocupa mediante seu desempenho no subperíodo quando ele tem o mesmo supervisor.
Nota 2.5: Indicadores de desempenho (PPC, produção, produtividade -M.O, produtividade – Equipamento, perdas – M.O e perdas – Equipamento).
3º Passo: Clique na flag correspondente ao encarregado, para que as tarefas vinculadas ao mesmo, e seus resultados de desempenho sejam exibidos no checkout.
Nas tarefas, teremos as seguintes notas:
Nota 3.1: Encarregado responsável pela execução da tarefa.
Ex: Alex Junior.
Nota 3.2: A descrição da tarefa com 2 ícones, um de mão de obra e outro de equipamento.
Ex: Revestimento cerâmico – piso e parede.
Para visualizar o desempenho diário de ambos, basta clicar nos ícones. Será exibido um quadro com as seguintes informações:
Mão de obra
Nota 3.2.1: Quantidade planejada e executada de colaboradores para executar a tarefa.
Ex: Na quinta-feira, foi planejado utilizar 3 colaboradores, entretanto, só utilizaram 1.
Nota 3.2.2: Quantidade de colaboradores que executam a tarefa vezes a quantidade de horas que eles ficaram disponíveis no canteiro de obra.
Ex: Na quinta-feira, foi planejado utilizar 24,24 homens/h (3 homens * 8,08 horas), entretanto, só obtiveram 3 homens/h (1 homem * 3 horas). Vale ressaltar que essa hora do último cálculo (1 homem * 3 horas) é determinada no aplicativo durante o apontamento. Já a primeira é determinada em Apoio > Períodos e Turnos > Configuração de turno.
Nota 3.2.3: Produção planejada e executada da tarefa.
Ex: Na quinta-feira, foi planejado executar 25 m² de revestimento, entretanto, foi executado somente 10 m².
Nota 3.2.4: Produtividade dos colaboradores.
Ex: Na quinta-feira a produtividade planejada dos colaboradores foram 2 Hh/unid, entretanto, a produtividade obtida foi 0,30 Hh/unid.
Calculo: Realizado - homem hora = 3 / Realizado – produção = 10 🡺 Resultado = 0,30 Hh/unid.
Nota 3.2.5: Perdas de mão de obra.
Nota 3.2.6: Notificação diária do campo - Remete-se a restrição de segurança dentro do canteiro de obra.
Como cadastrar um tipo de restrição?
Apoio > Tipo de restrição.
Equipamentos
Nota 3.2.7: Quantidade planejada e executada de equipamentos utilizados para executar a tarefa.
Ex: Na quinta-feira, foi planejado utilizar 2 equipamentos, entretanto, só utilizaram 1.
Nota 3.2.8: Hora planejada e executada, disponível para utilização do equipamento.
Ex: Na quinta-feira, foi planejado utilizar 16,16 equipamento/h (2 equipamentos * 8,08 horas), entretanto, só obtiveram 3 equipamentos/h (1 equipamento * 3 horas). Vale ressaltar que essa hora do último cálculo (1 equipamento * 3 horas) é determinada no aplicativo durante o apontamento. Já a primeira é determinada em Apoio > Períodos e Turnos > Configuração de turno.
Nota 3.2.9: Produção planejada e executada da tarefa.
Ex: Na quinta-feira, foi planejado executar 25 m² de revestimento, entretanto, foi executado somente 10 m².
Nota 3.2.10: Produtividade do equipamento.
Ex: Na quinta-feira a produtividade planejada do equipamento foi 3 unid/Eh, entretanto, a produtividade obtida foi 3,33330 unid/Eh.
Calculo: Realizado - produção = 10 m² / Realizado – equipamento hora = 3 eH🡺 Resultado = 3,33330 unid/Eh.
Nota 3.2.11: Perdas do equipamento.
Nota 3.2.12: Notificação diária do campo - Remete-se a restrição de segurança dentro do canteiro de obra.
Como cadastrar um tipo de restrição?
Apoio> Tipo de restrição.
Nota 3.3: O endereçamento de execução da tarefa.
Ex: Planejamento – Condomínio – 1 – Casa – 2.
Nota 3.4: Complemento.
Nota 3.5: Programação da semana para a tarefa.
Ex: Para a tarefa de revestimento cerâmico foi programado: 20 m² (quarta 01-11), 25 m² (quinta 02-11), 20 m² (sexta 03-11), 25 m² (sábado 04-11), 20 m² (domingo 05-11), 25 m² (segunda 06-11), 20 m² (terça 07-11), que totaliza 155 m² planejado para o subperíodo.
Nota 3.6: Executado do subperíodo.
Ex: Para a tarefa de revestimento cerâmico foi executado: 20 m² (quarta 01-11), 10 m² (quinta 02-11), 10 m² (sexta 03-11), 25 m² (sábado 04-11), 20 m² (domingo 05-11), 0 m² (segunda 06-11), 0 m² (terça 07-11), que totaliza 85 m² executado no subperíodo.
Nota 3.7: PPC (Percentual de planos concluídos).
A base de cálculo do PPC pode ser representada de duas maneiras: PPC normal ou PPC de excelência. A diferença entre os apresentados é que o de excelência é mais rígido, ou seja, tudo o que foi programado deve ser executado dentro do prazo estabelecido e na mesma quantidade planejada ou maior. Já no normal, embora a tarefa não seja totalmente concluída, é esperado que se atinja o mínimo do programado, determinado pela empresa, para que o planejamento esteja ocorrendo adequadamente.
- Exemplo de cálculo normal: Estima-se que foi programado 10 m² de reboco para uma determinada parede. Durante a semana o colaborador concluiu apenas 8 m². Logo, ele finalizou 80% do programado. Este exemplo, adequa-se ao ppc normal, uma vez que, o percentual mínimo determinado pela empresa é 80%. Caso, o colaborador não atingisse o mínimo, esse exemplo ainda se enquadra no ppc normal. A diferença é que o colaborador neste último, não foi tão produtivo.
- Exemplo de cálculo de excelência operacional: Estima-se que foi programado 10 m² de reboco para uma determinada parede. Durante a semana o colaborador concluiu apenas 8 m². Logo, ele finalizou 80% do programado. Neste exemplo, o ppc será 0, uma vez que, a atividade não foi 100% concluída.
Com base na explicação acima, o PPC semanal do Alex foi 54,84% ((Executado da semana=85/Planejado da semana=155) *100). O modelo de cálculo do PPC da obra Caminho do Sol é normal. Dessa forma, o card não fica zerado. O valor está em vermelho, pois o valor é inferior a 85%.
Nota 3.8: Clique no ícone de informação para visualizar as ocorrências que aconteceram no dia.
Nota 3.8.1: Tipo de ocorrência.
Ex: Paralisação por chuva.
Nota 3.8.2: Detalhe da ocorrência.
Ex: Chuva.
Nota 3.8.3: Causa.
Ex: Chuva.
Nota 3.8.4: Ação.
Ex: Parada.
Nota 3.8.5: Responsável.
Ex: Alex Junior.
Nota 3.8.6: Previsão de correção.
Ex: 06/11/2023.
Nota 3.8.7: Data da correção. Essa data pode ser inserida no
-Aplicativo (em casos de subperíodo em aberto);
-Web (em casos de subperíodo fechado no aplicativo). Para inserir, basta clicar 2 vezes na celula da coluna data de correção.
Nota 3.8.8: Solucionado.
Obs: Uma vez que a nota 3.8.7 estiver preenchida, a coluna solucinado será alterado para Sim.
Ex: Não.
Nota 3.8.9: Restrição de segurança. Ela é definida com base no cadastro da restrição (apoio > tipo de restrição).
Ex: Não.
Nota 3.8.10: Relatório de ocorrências em aberto.
Nesse relatório é exibida as seguintes informações: subperíodo, encarregado, tipo de ocorrência, detalhe da ocorrência, causa, ação, responsável, previsão de correção, dias em aberto, e o endereçamento. Segue abaixo um modelo do relatório.
Nota 3.8.11: Subperíodo.
Ex: Semana 01.
Nota 3.8.12: Encarregado.
Ex: Alex Junior.
Nota 3.8.13: Tipo de ocorrência.
Ex: Paralisação por chuva.
Nota 3.8.14: Detalhe da ocorrência.
Ex: Chuva.
Nota 3.8.15: Causa.
Ex: Chuva.
Nota 3.8.16: Ação.
Ex: Parada.
Nota 3.8.17: Responsável.
Ex: Alex Junior.
Nota 3.8.18: Previsão de correção.
Ex: 06/11/2023.
Nota 3.8.19: Dias em aberto.
Ex: 29 dias.
Nota 3.8.20: Endereçamento (tarefa/endereço/complemento).
Ex: Revestimento cerâmico – piso e parede – Condomínio – 1.
4º Passo: Após realizar o processo acima, clique nas tarefas para alimentar os indicadores de perdas e produtividade, tanto de mão de obra quanto de equipamento. Ao clicar, será exibido uma letra P na tarefa selecionada. Caso não queira visualizar os dados dessa tarefa no indicador, basta clicar na letra P. essa letra sumirá.
Nota 4.1: PPC
O PPC total é igual a soma do PPC de todas as tarefas vinculadas ao encarregado dividido pela quantidade de tarefas. Vale ressaltar que, se tratando de PPC de excelência os valores serão 0% ou 100%, uma vez que, tudo o que foi programado deve ser executado dentro do prazo estabelecido e na mesma quantidade planejada ou maior.
Ex: O encarregado Alex estava vinculado a duas tarefas. O PPC de ambas é 54,84% e 80,64%. Logo, o PPC geral é 67,74% (54,84%+80,64%/2).
Nota 4.2: Produção
A Produção final é igual ao acumulado realizado da semana dividido pelo acumulado da programação da semana.
Ex: O acumulado da semana foi 85 m². E o acumulado planejado foi 155m². Logo, a produção final é 54,84%.
Nota 4.3: Produtividade – M.O.
A produtividade final é igual ao acumulado realizado da semana dividido pelo acumulado planejado da semana.
Ex: O acumulado realizado da semana foi 0,52940Hh/unid. E o acumulado planejado foi 2Hh/unid. Logo, a produtividade final é 26,47%.
Nota 4.4: Produtividade – Equipamento.
A produtividade final é igual ao acumulado realizado da semana dividido pelo acumulado planejado da semana.
Ex: O acumulado realizado da semana foi 2,65620 unid/Eh. E o acumulado planejado foi 3 unid/Eh. Logo, a produtividade final é 88,54%.
Nota 4.5: Perdas – M.O.
A perda final é igual ao acumulado realizado da semana dividido pelo acumulado realizado de Homem_hora da semana.
Ex: O acumulado realizado da semana foi 3h. E o acumulado realizado de homem_hora foi 45 Hh. Logo, a perda final é 6,67%.
Nota 4.6: Perdas – Equipamento.
A perda final é igual ao acumulado realizado da semana, dividido pelo acumulado realizado de Homem_hora da semana.
Ex: O acumulado realizado da semana foi 0h. E o acumulado realizado de homem_hora foi 45 Hh. Logo, a perda final é 0%.