Para que serve o Cadastro de Situação?
Para cadastrar ou configurar as situações em que os colaboradores irão se apresentar no decorrer da obra.
Quais informações posso encontrar?
A descrição das situações com seus respectivos códigos. Esse código é utilizado na planilha de importação do colaborador (Apoio > Colaborador > Importação de colaborador). Nessa tela é possível configurar se deseja que as datas de início e fim de uma função seja exibida no cadastro de colaborador, bem como determinar se um colaborador em determinar situação pode ou não ser apontado.
Como realizar o cadastro de uma situação?
1º Passo: Apoio > Colaborador > Cadastro de situação.
2º Passo: Algumas situações já estão pré-cadastradas no sistema. Para visualizá-las, você deve clicar na lupa, que elas serão expostas. Todas essas situações estão descritas para configuração. Elas apareceram no cadastro de colaborador.
No quadro temos o código de cada situação que pode ser utilizado na importação do colaborador, temos as situações descritas, datas de início e fim, bem como a coluna permite apontar e ação (que permite a edição ou exclusão da situação) (Nota 2.1).
O que seria a coluna que permite apontar, datas de inicio e fim?
Ex. Na situação acima, se o colaborador estiver na situação de trabalhando, no cadastro de colaborador (Apoio > Colaborador > Cadastro de colaborador), não é obrigatório inserir as datas de inicio (quando o colaborador começou a trabalhar) e fim (ultimo dia de trabalho do colaborador), uma vez que, as mesmas não estão selecionadas. Caso você assinale o permite apontar, os colaboradores nessa situação poderão ser apontados e incluídos nas equipes.
Neste caso, se o colaborador estiver demitido, o encarregado não consegue apontá-lo, uma vez que, a opção permite apontar não foi assinalada. E a data de início da situação (demitido) é obrigatória no cadastro de colaborador (Apoio > Colaborador > Cadastro de colaborador), pois a flag esta selecionada.
As inserções de datas são importantes para gerar um histórico na tela de cadastro de colaborador.
3º Passo: Caso deseje cadastrar uma nova situação que é específica de sua obra, basta clicar em + Novo.
Passo 3.1: Descreva a nova situação.
4º Passo: Clique em salvar. Você será redirecionado a janela cadastro de situação do colaborador.
Nota 4.1: Também é possível editar (clicando no lápis) ou excluir (clicando na lixeira). Vale ressaltar que, uma vez utilizada a situação não é possível exclui-la.
Nota 4.2: As situações cadastradas podem ser exportadas, clicando na flag exportar.