Cadastro de Contratos

Para que serve o Cadastro de Contratos?

Para centralizar, organizar e cadastrar um contrato de terceirizadas. Nessa tela é possível alterar o status dos documentos relacionados ao contrato, o status de aprovação, bem como a situação do mesmo, vincular os pacotes de tarefas ou até mesmo excluí-lo.

 

Quais informações posso encontrar?

É possível verificar todas as informações pertinentes ao contrato: o número do contrato, o objeto, a data do contrato, o status dos documentos, o status de aprovação, a situação em que o contrato se encontra, o nome da terceirizada, empresa e obra.

 

Como acessar o cadastro de contratos?

1º Passo: Acesse o caminho Gestão de Contrato > Cadastro de Contratos.

2º Passo: Clique em + Novo para cadastrar um contrato.

 

 

Passo 2.1: Insira o número do contrato.

Ex: 4.

Passo 2.2: Descreva o objeto do contrato.

Ex: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – PINTURA DOS BLOCOS.

Passo 2.3: Clique na lupa e selecione a empresa em que o contrato será vinculado. Vale ressaltar que inicialmente deve-se realizar o cadastro da empresa. Para cadastrar, basta acessar o seguinte caminho: Apoio > Empresa e Obra > Cadastro de Empresa.

Ex: MENTOR TECNOLOGIA LTDA.

Passo 2.4: Clique na lupa e selecione a obra em que o contrato será vinculado. Vale ressaltar que inicialmente deve-se realizar o cadastro da obra. Para cadastrar, basta acessar o seguinte caminho: Apoio > Empresa e Obra > Cadastro de Obra.

Ex: Caminho do Sol.

Passo 2.5: Clique na lupa e de selecione a terceirizada responsável por executar o serviço. Vale ressaltar que inicialmente deve-se realizar o cadastro das terceirizadas. Para cadastrar, basta acessar o seguinte caminho: Apoio > Colaborador > Cadastro de Pessoa Jurídica. Após realizar o cadastro de pessoa, deve-se realizar o cadastro de colaborador.

Ex: LKTL.

Passo 2.6: Data de lançamento do contrato.

Ex: 01/10/2023.

Passo 2.7: Data base do contrato, isto é, a data do fechamento dos preços desse contrato. Em caso de alterações, você consegue visualizar a data inicial de definição dos mesmos.

Ex: 01/10/2023.

Passo 2.8: Data inicial do contrato.

Ex: 10/10/2023.

Passo 2.9: Data final do contrato.

Ex: 30/04/2024.

Passo 2.10: Descreva uma observação de contrato.

Ex: A CONTRATADA DECLARA QUE TODOS OS SERVIÇOS REALIZADOS ATÉ ESTA MEDIÇÃO ESTÃO INSERIDOS NESTE BOLETIM DE MEDIÇÃO, INEXISTINDO ATÉ ESTA DATA QUALQUER SERVIÇO PENDENTE DE MEDIÇÃO. A CONTRATADA DECLARA AINDA QUE O PAGAMENTO DESTA MEDIÇÃO DA PLENA RASA GERAL IRREVOGÁVEL QUITAÇÃO DOS SERVIÇOS MEDIDOS, SALVA CAUÇÃO PREVISTA EM CONTRATO.

3º Passo: Clique em salvar. Você será redirecionado para a tela inicial de cadastro de contrato.

 

 

4º Passo: Clique em pesquisar para que os contratos cadastrados sejam exibidos.

5º Passo: Após a exibição dos contratos, selecione no contrato desejado o ícone do lápis para edição das informações. Você será redirecionado para a tela de informações do contrato em questão.

 

 

6º Passo: Selecione o tópico Editar Itens Contrato.

7º Passo: Clique em +Novo item para adicionar os pacotes de tarefas que a terceirizada irá executar.

 

 

8º Passo: Selecione as tarefas.

9º Passo: Clique em salvar. Você será redirecionado para a tela de informações do contrato em questão. Será exibido os itens do contrato com as seguintes informações:

 

 

Nota 9.1: A tarefa com seu respectivo código. Vale ressaltar que essas tarefas são cadastradas no módulo de Gestão de Mão de Obra.

Ex: 4761 – REVESTIMENTO CERÂMICO – PISO E PAREDE.

Nota 9.2: O endereço.

Ex: Condomínio - 1.

Nota 9.3: O local.

Ex: Casa – 15.

Nota 9.4: Unidade de medida da tarefa.

Ex: m².

Nota 9.5: Quantidade total do pacote de tarefa a ser executado.

Ex: 40.

Nota 9.6: Preço unitário. Essa coluna é editável, ou seja, é possível realizar a alteração dos preços.

Ex: 20.

Obs: Uma vez que o preço unitário de um pacote é alterado após o apontamento desse pacote, o servidor irá considerar o valor antigo de preço definido. O valor novo será considerado para apontamentos futuros. 

Ex: Na situação em que o preço foi alterado após apontamento, para ajustar teria que excluir o pacote da ordem de serviço e do contrato ( o  histórico de preço seria excluido). Após isso, adicionaria novamente o pacote no contrato e posteriormente na ordem de serviço.

Nota 9.7: Preço total da tarefa no endereço determinado.

Ex: 800 (quantidade total x preço unitário).

Nota 9.8: Quantidade acumulada apontada em outros períodos.

Nota 9.9: Valor acumulado.

Nota 9.10: Quantidade de saldo (o que falta executar).

Ex: 40.

Nota 9.11: Valor do saldo.

Ex: 800 (quantidade total x preço unitário).

 

 

Nota 9.12: Ao final da linha dos itens do contrato é possível excluir e verificar o histórico de alteração de preços unitários.

No tópico Editar Status do Contrato é possível:

Nota 9.13: Editar o status do contrato para ativo, rescindido ou concluído. Vale ressaltar que, quando o contrato está com o status concluído ou rescindido, os itens da coluna final da linha do contrato ficam inalteráveis.

Nota 9.14: Data de alteração do status.

Nota 9.15: Justificativa da alteração.

10º Passo: Clique em salvar. Você será redirecionado para a tela inicial de cadastro de contratos.

 

 

Nota 10.1: Utilize o filtro de contratos para localizar o seu contrato inserindo o número do contrato, a empresa, obra e a empresa terceirizada responsável por executar o serviço.

11º Passo: Após utilizar o filtro, clique em pesquisar. Os contratos serão exibidos com as seguintes informações: O número do contrato, o objeto, o terceirizada, a empresa, a obra, a data do contrato, os status de documentos e aprovação bem como a situação do contrato.

 

 

Nota 11.1: Na última coluna da linha do contrato é possível:

- Editar o contrato clicando no ícone do lápis;

- Excluir o contrato clicando no ícone da lixeira;

- Autorizar o contrato clicando no ícone de confirmação.