Para que serve o Cadastro de Obra?
Para cadastrar os principais dados da obra. Este é o segundo passo quando em acesso ao servidor. Nesse cadastro é armazenado as informações que lhe permitem ser identificadas.
Quais informações posso encontrar?
Tudo referente aos dados da obra: O nome da obra, as informações referentes ao endereçamento. Além de um campo destinado a inserção do código de integração com o Sienge e a configuração dos parâmetros de controle de equipes, terceirizados, planejamento, programação de trabalho, comercial, inspeções de qualidade e portal do cliente.
Como realizar um cadastro de obra?
1º Passo: Acesse o caminho Apoio > Empresa e Obra > Cadastro de Obra.
2º Passo: Para criar um cadastro, basta clicar em + Novo. Você será redirecionado para uma nova janela. Preencha os dados solicitados pertinentes a obra. Obrigatoriamente deve-se preencher os dados em * (asterisco). Vale ressaltar que, essas informações são indispensáveis para que o cadastro seja bem-sucedido.
A flag: Bloquear visualizar no app todas as equipes de acordo com as permissões do usuário, consiste em uma imposição que restringe o acesso dos usuários da obra em questão de acessar todos os cards das equipes no app com base no que é determinado em suas permissões no modulo de segurança.
A flag: Bloquear visualizar no app todas as programações de acordo com as permissões do usuário, consiste em uma imposição que restringe o acesso dos usuários da obra em questão de acessar todos os cards das programações no app.
1º Cenário: Se no cadastro de obra, ambas as flags permanecerem vazias, assim como no parâmetro do usuário no módulo de segurança, todos os usuários estarão liberados para acessar todos os cards no app.
Ex: No período de julho foram criadas 3 equipes, uma de reboco, outra de intertravado e por fim uma de elétrica. O usuário Antônio participa da equipe de intertravado. Ele poderá acessar os 3 cards (equipe de reboco, intertravado e elétrica).
2º Cenário: Se no cadastro de obra, ambas as flags permanecerem preenchidas, e no parâmetro do usuário no módulo de segurança estiverem vazias, terá acesso aos cards apenas os colaboradores que tiverem o CPF vinculado ao card, sendo encarregado ou líder.
Ex: No período de julho foram criadas 3 equipes, uma de reboco, outra de intertravado e por fim uma de elétrica. O usuário Antônio participa da equipe de intertravado. Ele poderá acessar apenas o card correspondente a sua equipe.
3º Cenário: Se no cadastro de obra, ambas as flags permanecerem preenchidas, assim como no parâmetro do usuário no módulo de segurança, terá acesso aos cards os colaboradores que tiverem o CPF vinculado aos cards e os usuários que tiverem ativados no parâmetro “Permitir Visualizar”.
Ex: No período de julho foram criadas 3 equipes, uma de reboco, outra de intertravado e por fim uma de elétrica. O usuário Antônio não participa das equipes. Entretanto, no parâmetro de usuário, ele está apto para visualizar as equipes e programações de trabalho. Dessa forma, ele terá acesso aos 3 cards (equipe de reboco, intertravado e elétrica).
Passo 2.1: Para que a obra esteja ativa no servidor, deve-se clicar na flag ativo para a obra em questão.
Passo 2.2: Descreva o nome da Obra.
Passo 2.3: Selecione a empresa responsável pela obra.
Passo 2.4: Insira os dados referentes a localização da empresa.
Passo 2.5: Insira o Cep.
Passo 2.6: Determine o Estado e a Cidade em que a obra se situa.
Passo 2.7: Insira um número de telefone para contato.
Passo 2.8: Insira o número do fax para contato.
Passo 2.9: Descreva o Email.
Passo 2.10: Também temos integração com o Sienge. Logo, podemos nos conectar por meio do Código da obra, o mesmo cadastrado no Sienge. Basta inseri-lo no espaço código de integração Sienge.
Passo 2.11: Determine a data de início da obra.
Passo 2.12: Determine a data de entrega contratual da obra.
Parâmetro do modulo de Gestão de mão de obra: Este parâmetro trata-se do controle de equipes. Caso a sua obra outorgue um desconto ou adicional, temos a flag: Permite desconto/ adicional, que viabiliza a edição de ambos na tela de rateio (Gestão de mão de obra > Apontamento > Rateio de produção). Assim como temos o preenchimento automático do controle de frequência.
Parâmetro de Terceirizados: Este parâmetro restringe ou não a exibição dos pacotes do contrato para equipes terceirizadas. Por exemplo, caso tenha 1000 pacotes de trabalho em uma obra e 5 destes são terceirizados. Se a flag estiver desativada eu posso apontar todos os terceirizados e a qualquer momento eu posso utilizar qualquer pacote dos 1000 que tem no banco de dados, ou seja, não tenho restrição por contrato. Isto é, todos os pacotes da tela pacotes de trabalho (Gestão de mão de obra > Tarefa > Pacotes de trabalho), , estando ou não no contrato, será exibido tanto para equipes terceirizadas quanto para equipes de mão de obra própria. Entretanto, se a flag estiver ativa, você consegue criar uma restrição, definindo que os pacotes que estão em contrato serão exibidos apenas para equipes terceirizadas. Vale ressaltar que, esse parâmetro da flag ativa só funciona em contratos que estão aprovados e ativos.
Parâmetro do modulo de Planejamento de obra: Este parâmetro é elencado com os seguintes itens:
- Permite editar medições anteriores: Com a ativação desta flag é possível dentro do modulo de planejamento, no registro de medições, que o usuário consiga editar uma medição realizada em períodos anteriores. Uma vez que, não estiver ativado, o usuário só consegue editar medições do período atual.
Ex:
- Com a fleg ativa: É possível alterar todas as medições antigas (maio e junho) e a atual.
- Com a fleg inativa: É possível alterar apenas a medição atual (julho).
Mês |
Maio – 2023 |
Junho - 2023 |
Julho - 2023 (Atual) |
Medição |
Med. 05 |
Med. 06 |
Med. 07 |
- Duração de atividade em dias úteis: Com a ativação desta flag é possível determinar que a duração das atividades ocorrerá em dias úteis e não corridos.
Ex:
- Com a flag ativa: Se considerarmos sábado e domingo como dias não úteis, a contagem da duração das tarefas será de segunda a sexta feira.
- Com a flag inativa: A contagem de duração das atividades será em dias corridos, ou seja, será de segunda a segunda, incluindo dessa forma o sábado e domingo.
- Latência entre atividade em dias úteis: A latência consiste em um espaço entre o término e início de uma atividade, em outros termos, digamos que uma determinada tarefa terminou no dia 4 e essa atividade possui uma latência de 2 dias. Logo a atividade sucessora a ela começará apenas no dia 7. Se uma atividade tem latência 0, significa que ela iniciará imediatamente após o término da outra.
- Com a flag ativa: Considerando o exemplo acima, a flag considera dias úteis, logo para a atividade sucessora iniciar terá um espaço de 2 dias. E nesse intervalo não se considera sábado e domingo, caso eles estejam como não úteis.
Com a flag inativa: Se existe uma latência entre uma atividade e sua sucessora e a flag não estiver ativada, significa que ela vai começar em dias corridos e não úteis.
- Alimentar medições do planejamento com:
Programação de trabalho ou apontamento de equipes
Esta flag permite que o planejamento seja alimentado pela programação de trabalho ou apontamento de equipes.
Com a integração do modulo de planejamento com o controle de equipes, à medida que for colocado um apontamento para uma equipe no controle de equipes, ou para um encarregado na programação de trabalho, esse apontamento vai retroalimentar o planejamento de obras ou seja ele vai fazer com o planejamento seja alimentado constantemente.
- Considerar o percentual apontamento da programação de trabalho / controle de equipe no registro de medição:
- Com a flag ativa: Caso tenha selecionado alimentar as medições do planejamento com o apontamento de equipe, e essa flag estiver selecionada, o percentual será considerado automaticamente no registro de medição.
- Com a flag inativa: Será necessário fazer um registro de medição, uma vez que, ele não será alimentado automaticamente.
Parâmetro do modulo de Programação de trabalho: Neste item é possível selecionar qual o formato de cálculo que se enquadra na sua Obra. Temos o ppc (percentual de planos concluídos) normal e o de excelência operacional. A diferença entre os apresentados é que o de excelência é mais rígido, ou seja, tudo o que foi programado deve ser executado dentro do prazo estabelecido e na mesma quantidade planejada ou maior. Já no normal, embora a tarefa não seja totalmente concluída, é esperado que se atinja o mínimo do programado, determinado pela empresa, para que o planejamento esteja ocorrendo adequadamente.
- Exemplo de cálculo normal: Estima-se que foi programado 10 m² de reboco para uma determinada parede. Durante a semana o colaborador concluiu apenas 8 m². Logo, ele finalizou 80% do programado. Este exemplo, adequa-se ao ppc normal, uma vez que, o percentual mínimo determinado pela empresa é 80%. Caso, o colaborador não atingisse o mínimo, esse exemplo ainda se enquadra no ppc normal. A diferença é que o colaborador neste último, não foi tão produtivo.
- Exemplo de cálculo de excelência operacional: Estima-se que foi programado 10 m² de reboco para uma determinada parede. Durante a semana o colaborador concluiu apenas 8 m². Logo, ele finalizou 80% do programado. Neste exemplo, o ppc será 0, uma vez que, a atividade não foi 100% concluída.
Parâmetro do módulo de Comercial: Com o módulo comercial é possível predefinir taxa de comissão de pessoa física e jurídica, taxa mínima sinal, bem como, o valor máximo e mínimo das parcelas. Além de determinar se deseja que as parcelas sejam intercaladas no período de três ou seis meses. E por quanto tempo essa proposta será válida.
Parâmetro do módulo de Qualidade: A partir desse tópico é possível definir uma meta esperada para a produção no quesito qualidade.
Ex: Durante um mês foram realizadas 80 inspeções e você tem uma meta de mínima 90% conformes. Quando você estabelece uma meta gera uma linha no gráfico de % inspeções não conformes (período) que se encontra no dashboard. Portanto, à medida que essas inspeções forem acontecendo ela vai te mostrar se está ou não dentro da meta.
Parâmetro do Portal do cliente: Quando se seleciona a flag: Ativar agendamento de vistoria do cliente, você permite para esta obra que seja realizada uma vistoria do cliente sob agendamento, mediante a contratação do módulo de entrega de imóveis. Quando não selecionada, o agendamento não estará ativo.
3º Passo: Prontamente, clique em salvar após inserir todos os dados de sua obra. Você será redirecionado a janela cadastro de obra.
4º Passo: Clique na lupa e selecione a empresa responsável pela obra
5º Passo: Caso deseje pesquisar a obra, clique em pesquisar. A linha referente a obra cadastrada aparecerá. Nela é possível encontrar informações como: o código, a descrição, a empresa, se a obra está ativa ou não e se permite desconto.
Nota 5.1: Também é possível editar as informações já cadastradas (clicando no lápis) ou até mesmo excluir a obra (clicando na lixeira). Vale ressaltar que, a exclusão só é permitida na situação em que não existem apontamentos vinculados a obra.